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segunda-feira, 10 de maio de 2010

Visita técnica - Elvis

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE BRASIL – PUBLICIDADE/ 2010

VISITAS TÉCNICAS – HISTÓRIA DA ARTE

PROF. ELVIS AFONSO



Objetivos



* Ampliar repertório cultural e estético a partir do contato com obras de artistas referenciais para a construção da História da Arte;
* Aprender a analisar formalmente as obras a serem contempladas;
* Compreender in loco a importância da arte como meio legítimo de se entender ou refletir sobre as sociedades e a própria invenção da história;
* Conduzir o observador à valorização das paisagens urbanas e da importância dos objetos de arte para a configuração de repertório e alimento imprescindível para a construção do conhecimento de composição e criação publicitária;




Visita – Roteiro


MASP – MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO


Local de Encontro: VÃO LIVRE DO MASP/ AV. PAULISTA

Horário: 10:30H

Dia: Domingo – 06/05 (CAMPUS CAMPO LIMPO)

13/05 (CAMPUS OSASCO)


Horas de Estágio


Será computado o total de 5 horas de estágio, juntamente apresentando em data a ser divulgada o relatório da visita.


Materiais a serem levados:


* Caderno ou bloco de anotações;
* Máquina fotográfica;
* Disposição física;
* Vontade de aprender e questionar;



OBS: Roupas confortáveis e preferencialmente calçados baixos;

quarta-feira, 5 de maio de 2010

3º exercício Rariton

3º exercício de Redação na Comunicação

COERÊNCIA E COESÃO TEXTUAIS


I – Coerência deve ser entendida como a unidade do texto. Um texto coerente é um conjunto harmônico, em que todas as partes se encaixam de maneira complementar de modo que não haja nada destoante, nada ilógico, nada contraditório, nada desconexo. No texto coerente, não há nenhuma parte que não se solidarize com as demais. (Platão & Fiorin, 1999).

Leia o texto a seguir:

Havia um menino muito magro que vendia amendoins numa esquina de uma das avenidas de São Paulo. Ele era tão fraquinho, que mal podia carregar a cesta em que estavam os pacotinhos de amendoim. Um dia, na esquina em que ficava, um motorista, que vinha em alta velocidade, perdeu a direção. O carro capotou e ficou de rodas para o ar. O menino não pensou duas vezes. Correu para o carro e tirou de lá o motorista, que era um homem corpulento. Carregou-o até a calçada, parou um carro e levou o homem para o hospital. Assim, salvou-lhe a vida.

Incoerência apresentada: _____________________________________________________

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EXERCÍCIOS

1- Os fragmentos de textos a seguir apresentam algum tipo de incoerência. Tente identificar e explicar a incoerência que você vê:

Texto 1 –

Devo confessar que morria de inveja de minha coleguinha por causa daquela boneca que o pai lhe trouxera da Suécia: ria, chorava, balbuciava palavras, tomava mamadeira e fazia xixi. Ela me alucinava. Sonhei com ela noites a fio. Queria dormir com ela uma noite que fosse.
Um dia, minha vizinha esqueceu-a em minha casa. Fui dormir e, no dia seguinte, quando acordei, lá estava a boneca no mesmo lugar em que minha amiguinha havia deixado. Imaginando que ela estivesse preocupada, telefonei-lhe e ela mais do que depressa veio buscá-la.

Incoerência apresentada: _____________________________________________________

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Texto 2 –
Conheci Sheng no primeiro colegial e aí começou um namoro apaixonado que dura até hoje e talvez para sempre. Mas não gosto de sua família: repressora, preconceituosa, preocupada em manter as milenares tradições chinesas. O pior é que sou brasileira, detesto comida chinesa e não sei comer com pauzinhos. Em casa, só falam chinês e de chinês eu só sei o nome de Sheng.
No dia do seu aniversário, já fazia dois anos de namoro, ele ganhou coragem e me convidou para jantar em sua casa. Eu não podia recusar e fui. Fiquei conhecendo os velhos, conversei com eles, ouvi muitas histórias da família e da China, comi tantas coisas diferentes que nem sei. Depois fomos ao cinema eu e o Sheng.

Incoerência apresentada: _____________________________________________________

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Texto 3 –
O quarto espelha as características de seu dono: um esportista, que adorava a vida ao ar livre e não tinha o menor gosto pelas atividades intelectuais. Por toda a parte, havia sinais disso: raquetes de tênis, prancha de surf, equipamento de alpinismo, skate, um tabuleiro de xadrez com as peças arrumadas sobre uma mesinha, as obras completas de Shakespeare.

Incoerência apresentada: _____________________________________________________

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Texto 4 –
Embora existam políticos competentes e honestos, preocupados com as legítimas causas populares, os jornais, na semana passada, noticiaram casos de corrupção comprovada, praticados por um político eleito pelo povo.
Isso demonstra que o povo não sabe escolher seus governantes.

Incoerência apresentada: _____________________________________________________

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2 – O fragmento que segue inicia uma crônica de Paulo Mendes Campos e define certas características e atitudes de um personagem (Jacinto):

Nunca ouvimos de Jacinto uma palavra áspera, uma lamúria, nunca respondeu com irritação às crianças que o insultavam, impiedosas, quando passava embriagado. Bêbedo, sorria beatífico e acima de todas as misérias, e falava de coisas alegres, às vezes numa língua particular, ininteligível.
(Quadrante. 4ª ed. Rio de Janeiro: Ed. Do Autor, 1962. p. 204).

Observando as características desse personagem, procure atribuir-lhe:
a) uma atitude que seja coerente, isto é, compatível com elas.
b) uma atitude que seja incoerente.

3 – Proposta de redação: Segue um fragmento que deve ser considerado o desfecho da narrativa que você vai construir. Procure montar seu texto de tal modo que a conclusão proposta esteja coerente com o fato narrado por você.

Conclusão:
Mas a vida não é como a gente quer: entre o sonho e a realidade, existe um anjo mau que resiste ao nosso desejo.


II – Coesão é a conexão interna existente entre os vários enunciados de um texto, resultante das relações de sentido existentes entre eles. Do texto cujos enunciados são bem articulados, diz-se que é coeso.

Observe a coesão no texto a seguir:

É sabido que o sistema do Império Romano dependia da escravidão, sobretudo para a produção agrícola. É sabido ainda que a população escrava era recrutada principalmente entre prisioneiros de guerra.
Em vista disso, a pacificação das fronteiras fez diminuir consideravelmente a população escrava.
Como o sistema não podia prescindir da mão-de-obra escravas, foi necessário encontrar outra forma de manter inalterada essa população.

As palavras destacadas no texto evidenciam as relações de sentido entre os enunciados. Tais palavras ou expressões são chamadas de conectivos ou elementos de coesão.
São várias as palavras que, num texto, assumem a função de conectivo ou elemento de coesão:
- as preposições: a, de, para, com, por, etc.;
- as conjunções: que, para que, quando, embora, mas, e, ou, etc.;
- os pronomes: ele, ela, seu, sua,este, esse, aquele, que, o qual, etc.;
- os advérbios: aqui, aí,lá, assim,etc.

O uso adequado desses elementos de coesão confere unidade ao texto e contribui consideravelmente para a expressão clara das idéias. O uso inadequado sempre tem efeitos perturbadores, tornando certos trechos incompreensíveis.

Observe a articulação dos enunciados nos trechos abaixo:

a- Se estas indústrias são poluentes, devem abandonar a cidade, para que as boas condições de vida sejam preservadas.

b- O homem que tenta mostrar a todos que a corrida armamentista que se trava entre as grandes potências é uma loucura.

c- Ao dizer que todo o desejo de que os amigos viessem à sua festa desaparecera,uma vez que seu pai se opusera à realização.

O primeiro período apresenta uso adequado dos elementos coesivos, o que não ocorre com os outros dois.


EXERCÍCIOS

1- Apresentamos alguns segmentos de discurso separados por ponto final. Retire o ponto final e estabeleça entre eles a relação que lhe parecer compatível, usando para isso os elementos de coesão adequados.

a – O solo do Nordeste é muito seco e aparentemente árido. Quando caem as chuvas, imediatamente brota a vegetação.

b- Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país. Vai faltar alimento e os preços vão disparar.

c - Vai faltar alimento e os preços vão disparar. Uma seca desoladora assolou a região sul, principal celeiro do país.

d – O trânsito em São Paulo ficou completamente paralisado dia 15, das 14 às 18 horas. Fortíssimas chuvas inundaram a cidade.


2- Os períodos seguintes apresentam problemas de coesão por causa do mal uso do conectivo, isto é, da palavra que estabelece a conexão. A palavra ou expressão conectiva inadequada vem em destaque. Procure. Procure descobrir a razão dessa impropriedade de uso e substituir a forma errada pela correta.

a- Em São Paulo já não chove há mais de dois meses, apesar de que já se pense em racionamento de água e energia elétrica.
b- As pessoas caminham pelas ruas, despreocupadas, como se não existisse perigo algum, mas o policial continua folgadamente tomando o seu café no bar.
c- Talvez seja adiado o jogo entre Botafogo e Flamengo, pois o estado do gramado do Maracanã não é dos piores.
d- Uma boa parte das crianças mora muito longe, vai à escola com fome, onde ocorre o grande número de desistências.

3- Leia o período que segue:

Chegaram instruções repletas de recomendações para que os participantes do congresso, que, por sinal, acabou não se realizando por causa de fortes chuvas, que inundaram a cidade e paralisaram todos os meios de comunicação.

a- É compreensível o seu conteúdo?
b- Qual é seu grande defeito?


BIBLIOGRAFIA
AZEREDO, J. C. Iniciação à sintaxe do português. Rio: Jorge Zahar, 1993.
INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto. Curso prático de leitura e redação. Editora Scipione. São Paulo. 1991.

PLATÃO & FIORIN. Para entender o texto. São Paulo: Ática, 1996.
PLATÃO, & FIORIN. Lições de Texto: leitura e redação. SP: Ática, 1997.
KOCH, Ingedore. Coesão e coerência textual. S. Paulo: Ática, série Princípios.
KOCH, I.V. & TRAVAGLIA L. C. A coerência textual. São Paulo, Contexto, 1995.
KOCH, Ingedore G. Villaça. A Coesão Textual. São Paulo: Contexto, 1989.

2º - exercício Moodle Rariton

2º - exercício Moodle
Tópicos: funções de linguagem e coesão e coerância.

Texto I – Filhos de Estimação, Lourenço Diaféria.


Li em algum lugar que uma entidade protetora de animais está oferecendo cães e gatos abandonados a pessoas de bom coração que queiram adotá-los. Os animais passaram por veterinários, estão ótimos de saúde, não oferecem perigo. Por que foram atirados à rua? Quem sabe, porque pessoas enjoam dos bichos quando eles crescem. Ou porque o bicho dá trabalho. Não sei, porém, se vocês repararam que os cachorros e gatos vagabundos estão diminuindo nas ruas. Era comum antes topar com dezenas de vira-latas perambulando pelas calçadas, cheiriscando muros e latas de lixo. Agora pouca gente usa lata para guardar lixo. O próprio lixo emagreceu, não tem mais a atração da fartura de desperdício de tempos atrás. Inflação, custo de vida, essas coisas. A captura municipal se aprimorou. A campanha de prevenção da raiva alertou os donos dos bichos. E os automóveis não perdoam cachorro e gato distraído.
Para substituir esses animaizinhos desvalidos surgem novos bandos de crianças desgarradas em São Paulo. Se antes uma criança pedindo esmola chamava nossa atenção, hoje nós a olhamos com naturalidade e indiferença. Dar ou recusar uma esmola, uma moeda, tornou-se um gesto maquinal.
Suponho que o destino desses guris está selado: eles acabarão na cadeia. Ou nos encostarão contra a parede a qualquer momento, o revólver em nosso peito.
É possível que amanhã, com outro governo, o Brasil não seja um grande exportador de armas, mas passe a ser conhecido no mundo como um país de brio que deu às crianças esquálidas e tristes não direi diploma de doutor, isso seria um enorme milagre inútil. Mas uma oportunidade de trabalho, ao menos isso, com um pagamento que lhes permita, depois de aprender uma profissão prática, ganhar a vida com o coração limpo e honestidade. Podemos sonhar acordados.


Leia o texto II e responda às questões:

1) O texto dado é um fragmento de uma crônica em que Lourenço Diaféria aponta um grave problema social de São Paulo e do Brasil. Sendo a estrutura desse fragmento muito bem delineada, após algumas leituras você estará em condições de:
a) Indicar, para cada parágrafo, um tópico que resume sua idéia central.
b) Mostrar como se relacionam logicamente os quatro parágrafos com relação à mensagem que se quer transmitir.

2) É possível descobrir, pela leitura atenta do texto, uma atitude real do cronista disfarçada por uma atitude instrumental com que aponta o problema para o leitor. A base desta segunda atitude é uma figura de linguagem presente praticamente em todo o texto. De posse destas informações:
a) Indique o nome da figura de linguagem mencionada acima e explique para que ela serve ao longo da crônica.
b) Analise e interprete as montagens de elementos que o cronista opera no título “Filhos de estimação” e na seguinte passagem “Para substituir esses animaizinhos desvalidos surgem novos bandos de crianças desgarradas em São Paulo”.

3) Entre as palavras dos 2º, 3º e 4º parágrafos você encontrará as que respondem as duas questões abaixo:
a) Sinônimos de: sujo, dignidade, sina, prodígio, automático.
b) Antônimos de: interesse, perder, alegre, importador, útil.


TEXTO II – LUZ DO SOL, Caetano Veloso

Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em ver de novo
Em folha, em graça
Em vida, em força, em luz...

Céu azul
Que venha até
Onde os pés
Tocam a terra
E a terra inspira
E exala seus azuis...

Reza, reza o rio
Córrego pro rio
Rio pro mar
Reza correnteza
Roça a beira
A doura areia...

Marcha um homem
Sobre o chão
Leva no coração
Uma ferida acesa
Dono do sim e do não
Diante da visão
Da infinita beleza...

Finda por ferir com a mão
Essa delicadeza
A coisa mais querida
A glória, da vida...


1) Aponte a função de linguagem predominante no texto “Luz do Sol”. Justifique.
2) Como você interpreta o verso “E a terra expira e exala seus azuis”? Que função de linguagem predomina nele? Por quê?
3) Reescreva o texto “Luz do Sol” transformando-o numa mensagem em que predomine a função referencial de linguagem. Para isso, você deve fazer um cuidado levantamento dos referentes e das informações objetivas que são transmitidas sobre eles. Produza um texto claro e enxuto.


Fonte:
TERRA, Ernani et NICOLA, José de. Redação. São Paulo: Scipione, 1996, p.236-7.
INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto. São Paulo: Scipione, 1998, p. 278-9.

Proposta Elvis

UNIVERSIDADE BANDEIRANTE BRASIL – UNIBAN/ 2010

PROPOSTA DE PESQUISA E PRÁTICA PUBLICITÁRIA

DISCIPLINA: HISTÓRIA DA ARTE

PROF. ELVIS AFONSO

Cliente: Universidade Bandeirante Brasil – UNIBAN

Evento: 1ª Exposição de Belas Artes Uniban Brasil

Material a ser Desenvolvido: Cartazes de Divulgação – Padrão A2

Elementos que devem estar no material (imprescindível): Imagem e/ou Imagens de obras que reportem às Belas Artes (universo grego e romano por excelência), Logo da Instituição, Endereço, Telefones, Logo dos Apoiadores e Realizadores, bem como de potenciais patrocinadores;

Público: Comunidade Acadêmica

Objetivo

  • Desenvolver cartazes de divulgação do evento – Exposição de Belas Artes a ser realizado nas dependências da Instituição;
  • Compor material gráfico que prestigie a cultura e que tenha impacto visual positivo para a atração de público;
  • Possibilitar a pesquisa temática, tanto em aspectos visuais como conceituais;
  • Criar meios de criação a partir de apego à pesquisa sistematizada;

Prazos

Entrega em: 25/05/2010 (Campos CL)

27/05/2010 (Campus OS)

Montar os trabalhos em pranchas rígidas e protegidas por papel manteiga ou vegetal

Trabalho a ser realizado no máximo por 5 integrantes;

Avaliação: Atribuição de até 5 horas de atividades complementares;

Calendários! Estudem!






CALENDÁRIO DE PROVAS 1º SEMESTRE - 2010

PROVA AC








CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL: PUBLICIDADE E PROPAGANDA
ÁREA DE CONHECIMENTO: HUMANAS
ATOS OFICIAIS: Portaria Ministerial nº 424 de 03/02/2006, publicado no DOU em 06/02/2006
TÍTULO CONFERIDO: BACHAREL









1ª Série DATA DA APLICAÇÃO
História da Arte
01/06/2010
Introdução à Publicidade e Propaganda
02/06/2010
Redação na Comunicação
04/06/2010
Ciências Sociais
07/06/2010
Sistemas de Comunicação
09/06/2010
Estudos Formativos
11/06/2010

terça-feira, 4 de maio de 2010

Do que as mulheres gostam - Haroldo

Sobre o filme, respondam INDIVIDUALMENTE a estas perguntas e me entreguem até a próxima 2a feira (10 de maio):
1 - Em termos de Marketing e de Publicidade, quais foram os maiores aprendizados do Nicky no filme?
2 - Qual o nome da ex-agência da diretora de criação contratada pela Sloan Curtis e qual agência brasileira é associada dela atualmente?
3 - Sobre a campanha que a agência Sloan Curtis desenvolve no filme, aponte: nome do cliente, público alvo e qual o foco da peça apresentada (filme para tv ou cinema)?
4 - Quais os cargos de agência que aparecem no filme / são citados?
5 - Qual o novo direcionamento dos negócios da Sloan Curtis após a contratação de sua nova executiva e quais as razões principais de sua contratação?