BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

sábado, 25 de setembro de 2010

PROPOSTA DE SEMINÁRIO PUBLICIDADE – 2010

PROPOSTA DE SEMINÁRIO PUBLICIDADE – 2010
TEMA: MODERNIDADE E MODERNISMOS
PROF. ELVIS AFONSO

Orientações Básicas

Compor grupos de até seis pessoas e apresentar material de pesquisa em sala,
conceitos e imagens, proporcionando a discussão e reflexão dos temas propostos. As
apresentações serão organizadas no formato de mesa redonda, onde todos possam trocar
idéias e experiências.

Avaliação

Com base no conteúdo apresentado e compreensão do grupo acerca do assunto
abordado. Não há pontuação, mas reconhecimento e aprendizado, podendo assim
auxiliar na composição de média final, ou seja, por mérito.

Apresentações.

Campo Limpo: 30/09
Osasco: 01/10

Assuntos de Pesquisa

1 . Apresentem o conceito de modernidade desenvolvido por Charles Baudelaire
na segunda metade do XIX e, como tal idéia exprime a estética dos tempos
modernos. Contextualize a época, seus costumes e hábitos, arte e comunicação
social.

2 . Qual a relação que há entre a Revolução Industrial com o desenvolvimento de
novas tecnologias de produção de imagem? Apresente sucintamente a condição
da arte e do artista plástico (o pintor, o escultor, o desenhista), após o advento da
fotografia.

3 . Qual a importância do cinema para a modernidade do século XIX e início
do XX? Aponte autores e responsáveis pela consolidação do cinema como
linguagem no início do século XX.

4 . A partir do final do século XIX a arte pictórica estabelecia outros caminhos e
princípios, com artistas como Van Gogh, Cezzane, Munch, etc. Estabeleçam
idéias que expliquem o conceito de arte de expressão e diluição do naturalismo.

5 . Apresentem a condição da caricatura e da charge em fins do XIX e, não
obstante, os temas mais recorrentes. Como tal produção afetava a industria,
ainda emergente, do entretenimento?

6 . Expliquem pontualmente o que foi o fenômeno “Belle Epoque” e seus
desdobramentos para a sociedade e cultura do início do século XX.