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quarta-feira, 5 de maio de 2010

2º - exercício Moodle Rariton

2º - exercício Moodle
Tópicos: funções de linguagem e coesão e coerância.

Texto I – Filhos de Estimação, Lourenço Diaféria.


Li em algum lugar que uma entidade protetora de animais está oferecendo cães e gatos abandonados a pessoas de bom coração que queiram adotá-los. Os animais passaram por veterinários, estão ótimos de saúde, não oferecem perigo. Por que foram atirados à rua? Quem sabe, porque pessoas enjoam dos bichos quando eles crescem. Ou porque o bicho dá trabalho. Não sei, porém, se vocês repararam que os cachorros e gatos vagabundos estão diminuindo nas ruas. Era comum antes topar com dezenas de vira-latas perambulando pelas calçadas, cheiriscando muros e latas de lixo. Agora pouca gente usa lata para guardar lixo. O próprio lixo emagreceu, não tem mais a atração da fartura de desperdício de tempos atrás. Inflação, custo de vida, essas coisas. A captura municipal se aprimorou. A campanha de prevenção da raiva alertou os donos dos bichos. E os automóveis não perdoam cachorro e gato distraído.
Para substituir esses animaizinhos desvalidos surgem novos bandos de crianças desgarradas em São Paulo. Se antes uma criança pedindo esmola chamava nossa atenção, hoje nós a olhamos com naturalidade e indiferença. Dar ou recusar uma esmola, uma moeda, tornou-se um gesto maquinal.
Suponho que o destino desses guris está selado: eles acabarão na cadeia. Ou nos encostarão contra a parede a qualquer momento, o revólver em nosso peito.
É possível que amanhã, com outro governo, o Brasil não seja um grande exportador de armas, mas passe a ser conhecido no mundo como um país de brio que deu às crianças esquálidas e tristes não direi diploma de doutor, isso seria um enorme milagre inútil. Mas uma oportunidade de trabalho, ao menos isso, com um pagamento que lhes permita, depois de aprender uma profissão prática, ganhar a vida com o coração limpo e honestidade. Podemos sonhar acordados.


Leia o texto II e responda às questões:

1) O texto dado é um fragmento de uma crônica em que Lourenço Diaféria aponta um grave problema social de São Paulo e do Brasil. Sendo a estrutura desse fragmento muito bem delineada, após algumas leituras você estará em condições de:
a) Indicar, para cada parágrafo, um tópico que resume sua idéia central.
b) Mostrar como se relacionam logicamente os quatro parágrafos com relação à mensagem que se quer transmitir.

2) É possível descobrir, pela leitura atenta do texto, uma atitude real do cronista disfarçada por uma atitude instrumental com que aponta o problema para o leitor. A base desta segunda atitude é uma figura de linguagem presente praticamente em todo o texto. De posse destas informações:
a) Indique o nome da figura de linguagem mencionada acima e explique para que ela serve ao longo da crônica.
b) Analise e interprete as montagens de elementos que o cronista opera no título “Filhos de estimação” e na seguinte passagem “Para substituir esses animaizinhos desvalidos surgem novos bandos de crianças desgarradas em São Paulo”.

3) Entre as palavras dos 2º, 3º e 4º parágrafos você encontrará as que respondem as duas questões abaixo:
a) Sinônimos de: sujo, dignidade, sina, prodígio, automático.
b) Antônimos de: interesse, perder, alegre, importador, útil.


TEXTO II – LUZ DO SOL, Caetano Veloso

Luz do sol
Que a folha traga e traduz
Em ver de novo
Em folha, em graça
Em vida, em força, em luz...

Céu azul
Que venha até
Onde os pés
Tocam a terra
E a terra inspira
E exala seus azuis...

Reza, reza o rio
Córrego pro rio
Rio pro mar
Reza correnteza
Roça a beira
A doura areia...

Marcha um homem
Sobre o chão
Leva no coração
Uma ferida acesa
Dono do sim e do não
Diante da visão
Da infinita beleza...

Finda por ferir com a mão
Essa delicadeza
A coisa mais querida
A glória, da vida...


1) Aponte a função de linguagem predominante no texto “Luz do Sol”. Justifique.
2) Como você interpreta o verso “E a terra expira e exala seus azuis”? Que função de linguagem predomina nele? Por quê?
3) Reescreva o texto “Luz do Sol” transformando-o numa mensagem em que predomine a função referencial de linguagem. Para isso, você deve fazer um cuidado levantamento dos referentes e das informações objetivas que são transmitidas sobre eles. Produza um texto claro e enxuto.


Fonte:
TERRA, Ernani et NICOLA, José de. Redação. São Paulo: Scipione, 1996, p.236-7.
INFANTE, Ulisses. Do texto ao texto. São Paulo: Scipione, 1998, p. 278-9.

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