BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Questionário Adriana

Questionário de avaliação de processo educativo
Professora: Adriana de Oliveira Silva
Disciplina: Ciências Sociais
Curso: Publicidade e Propaganda

Este documento é confidencial. Ao responder, com convicção, o que aqui é perguntado, você ajudará sua professora a transformar o processo educativo para suprir necessidades profissionais e sociais. Também utilize este documento para dizer, após refletir com profundidade cada questão, o que você não teve a oportunidade de dizer durante as aulas, sobre todos os aspectos: didática e comportamento da professora em classe, conteúdo da disciplina, suas dificuldades particulares de aprendizagem, sua relação com os colegas e tudo mais o que você desejar dizer. Este documento está dividido em nove partes: 1. Sua professora. 2. Conteúdo da disciplina. 3. Recursos de aprendizagem. 4. Material didático. 5. Avaliação. 6. Estudo. 7. Comportamento em sala de aula. 8. Para concluir. 9. Conteúdo programático do segundo semestre de 2010.
Relate aqui, com sinceridade e precisão, tudo o que você gosta e o que você não gosta no nosso processo de aprendizagem, apontando soluções para melhorá-lo e fazer da nossa convivência neste semestre um período realmente produtivo e significativo para todos nós.
Suas opiniões e sugestões são importantíssimas e, por isso, super bem-vindas!
Obrigada!
Profa. Adriana

1. Sua professora
1. Ela conhece a matéria? O que ela faz (ou não faz) que demonstra que ela conhece (ou desconhece) a matéria?
2. Em que temas você sentiu sua professora insuficientemente preparada?
3. Em que temas você sentia sua professora preparada?
4. Você entende o que ela explica? O que ela faz que ajuda (ou atrapalha) a sua compreensão do que ela explica? O que um professor deve fazer para você entender melhor o que ele explica? E o que ele não deve fazer?
5. Ela prende a sua atenção? O que ela faz que prende a sua atenção? O que ela faz que desvia a sua atenção?
6. Ela estimula ou atrapalha a sua aprendizagem? O que ela faz que estimula você? O que ela faz que atrapalha você? O que um professor deve ou não deve fazer para estimular seus alunos?
7. Ela mantém a disciplina na sala de aula? Como ela faz (ou não faz) isso? O que um professor pode fazer para manter a disciplina na sala de aula?
8. Como a professora se relaciona com a classe?
9. Ela compreende suas necessidades ou dificuldades?
10. O que não foi perguntado aqui sobre a sua professora mas você gostaria de dizer?

2. Conteúdo da disciplina
1. Você acha importante ou irrelevante o estudo das Ciências Sociais na formação de um profissional de comunicação? Justifique a sua resposta.
2. Como os temas abordados em aula podem ajudar você no âmbito profissional, pessoal e social?
3. De que temas você gostou ver em classe? Justifique a sua resposta.
4. De que temas você não gostou de ver em classe? Justifique a sua resposta.
5. Que mudanças no seu modo de agir e de pensar, na sua vida profissional, pessoal e profissional podem ter ocorrido devido às aulas de Ciências Sociais?

3. Recursos de aprendizagem
1. Que tipo de recursos de aprendizagem você acha mais eficazes para a sua aprendizagem: aula expositiva dada pelo professor, audiovisuais, filmes, música, discussão em grupo, seminário, teatro, cartazes, pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo? Justifique a sua resposta.
2. Que outros recursos você gostaria de dispor em aula?
3. Como os recursos de aprendizagem deveriam ser utilizados? Com que distribuição e frequência?

4. Material didático
O que você acha do material didático audiovisual (Power Point) e dos textos para leitura produzidos e indicados pela professora? Ajudam você? São insuficientes? Justifique e dê suas sugestões.

5. Avaliação
1. O que você acha das provas AC?
2. Que outras formas de avaliação da aprendizagem poderiam ser feitas?
3. Você gostaria de ter oportunidades de avaliação mais freqüentes para revisar o conteúdo, ainda que elas não contassem diretamente na nota final?

6. Estudo
1. Quando tempo você tem disponível para estudar Ciências Sociais durante a semana? 30 minutos? Uma hora? Mais?
2. Quantas páginas de livros ou de material didático sobre Ciências Sociais você pode ler por semana, 5, 10, 15, 20?
3. Você se sente motivado a ler, a estudar? Justifique sua resposta.
4. Que técnicas de estudo você utiliza: anotações, fichamentos, resumos? O que mais?
5. Você faz anotações sobre o que você ouve, vê ou fala na sala de aula?
6. Você discute com os colegas e outras pessoas o que vê na sala de aula?
7. Como as revisões de conteúdo poderiam ser feitas na sala de aula e fora dela?
8. Que tipos de exercícios de fixação você sugere?
9. Você frequenta a biblioteca?
10. Que atividades fora da classe você faz que ajudam na sua aprendizagem?

7. Comportamento em sala de aula
1. Você sente alguma dificuldade ou desconforto em sala de aula?
2. Você se sente motivado e a vontade para expressar suas opiniões em classe? Justifique.
2. Você se sente motivado a ouvir os outros na sala de aula? Justifique.
3. Você sente alguma dificuldade em ler, escrever, organizar pensamentos e exprimir ideias? O que a professora e os colegas podem fazer para ajudar você nisso?
4. Como suas habilidades de escrita, reflexão e discussão podem ser desenvolvidas em classe?
5. Que fatores dificultam a sua atenção na sala de aula: dificuldade do conteúdo da disciplina, desinteresse pelo conteúdo da disciplina, cansaço, desconforto das instalações etc.? O que você acha poderia ser feito para melhor essa situação?
6. O que você mesmo faz para manter a sua atenção e interesse na sala de aula?


8. Para concluir
1. Descreva uma aula de que você gostou. Justifique.
2. Descreva uma aula de que você não gostou. Justifique.
3. Um bom professor é aquele que...
4. Um bom aluno é aquele que...
5. Um bom profissional de comunicação é aquele que...

9. Conteúdo programático do segundo semestre de 2010

1. Capitalismo
O que é capitalismo? O que significa viver uma sociedade capitalista? Quais são consequências profissionais e sociais de estarmos inseridos num sistema capitalista? Quais são os aspectos positivos e negativos do capitalismo no Brasil e no mundo? Qual é o papel do profissional de comunicação numa sociedade capitalista? O capitalismo é a única forma de organização econômica, política e social possível?
Você acha importante estudar esse tema? Justifique sua resposta.

2. Democracia
O que é democracia? Quais são as diferenças entre a social-democracia e a democracia liberal (neoliberalismo)? De acordo com a Constituição Federal, o Brasil é uma democracia social. No curso, vamos discutir o que isso significa. Apesar de ser uma democracia social, há no Brasil correntes neoliberais. O que é neoliberalismo e o que essa corrente de pensamento e de ação significa também será tema do nosso curso.
Você acha importante estudar esse tema? Justifique sua resposta.
Que outros temas relacionados à democracia (e outras formas de organização política e social) você gostaria de discutir no nosso curso?

3. Globalização
O que é globalização? Como, quando e por que a globalização surgiu? Como a globalização afeta o local onde moramos, nossa cidade, país e mundo?
I. Globalização e mudanças na produção de bens e serviços.
II. Globalização e mudanças na ordem econômica, política e social no Brasil e no mundo.
III. Os diferentes tipos de globalização: a globalização financeira (mercados globais, blocos econômicos etc.), a globalização cultural (homogeneização e diversidade cultural; identidade cultura e nacionalismo).
IV. Qual é o papel do profissional de comunicação num contexto de globalização? No que a globalização afeta sua profissão e ação social?
Você acha importante estudar esse tema? Justifique sua resposta.
Que temas relacionados à globalização você gostaria de discutir no nosso curso?

4. Problemas sociais no Brasil e no mundo
Qual é o papel dos profissionais de comunicação na resolução ou no agravamento (piora) dos problemas sociais no Brasil e no mundo?

I. Racismo e preconceito
O que é racismo e preconceito? Por que e como acontecem (motivos históricos e culturais)? Quais são os principais tipos de preconceito? Que tipos de preconceito você gostaria de discutir em classe? Sugira exemplos da região onde você mora, cidade, país e mundo. Como um profissional de comunicação deve agir para combater o preconceito? Em que casos o profissional de comunicação faz exatamente o contrário, ou seja, estimula o preconceito? Como você, sendo comunicólogo ou aprendiz de comunicólogo gostaria de agir em relação ao preconceito? O que você pode fazer?

II. Desigualdade social
Acesso (ou não) da população à alimentação, moradia, educação, trabalho, transportes, esporte, lazer, arte, cultura etc. Sugira outros temas que poderão ser analisados para nos ajudar a compreender a desigualdade social. Dê exemplos de casos de desigualdade social que ocorrem onde você mora, na sua cidade, país e no mundo.

III. Violência
Quais são os tipos de violência enfrentados por uma população? Elas variam de acordo com a região em que as pessoas moram, com sua renda, escolaridade, cultura etc.? Há diversos tipos de violência: física, moral, minorias (mulheres, crianças, homossexuais etc.). Que outros tipos de violência você gostaria de discutir no nosso curso? Você conhece casos de violência na região onde mora, cidade, país, mundo que gostaria de discutir em classe?
Que outros problemas sociais que não foram citados aqui você acha importante discutir no nosso curso?

5. Ações para resolver ou minimizar os problemas sociais

I. Estado e governantes
Qual é o papel do Estado e dos governantes (em nível local, municipal, estadual, federal e internacional) na resolução dos problemas sociais? O que o Estado brasileiro e os demais Estados faz ou deixa de fazer para resolver os problemas sociais? Quais são as principais conquistas e desafios do Estado (brasileiro e outros) na resolução dos problemas sociais? Que experiências pessoais, ou do seu grupo social, você gostaria de discutir em classe?

II. Relação entre o Estado e os movimentos sociais e as ONGs
O que são movimentos sociais e ONGs? Por que surgem e como atuam? Como se relacionam com o Estado? Em geral, os movimentos sociais e ONGs surgem quando o Estado não consegue resolver problemas sociais. Um dos principais movimentos sociais no Brasil é MST (Movimento dos Trabalhadores sem Terra), que vamos discutir em classe. Você conhece ou faz parte de algum movimento social ou ONG? Que outros movimentos sociais ou ONGs você gostaria de estudar no curso?

A bibliografia e os recursos de aprendizagem serão definidos pela professora de acordo com as opiniões, sugestões e necessidades que você apresentou ao responder esse questionário.
Obrigada!
Profa. Adriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário