BLOGGER TEMPLATES AND TWITTER BACKGROUNDS

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Atividades Complementares NEAD - Iris

Pessoal aqui estão as duas atividades que a professora Iris pediu para próxima quinta-feira!


Exercício 1
____________________________________________________________________________________

1. Há milhares de anos, o homem se comunicava por meio da comunicação gestual, composta por um arsenal de recursos comunicativos não-verbais. Na trilha de sua evolução, o homem buscou interpretar o mundo de maneira mais ordenada, o que possibilitou uma forma de comunicação mais racional e objetiva, a comunicação oral. Mas foi a invenção da escrita que fez com que o homem deixasse a pré-história para entrar para a história.
a-) Explique o que a invenção da escrita representou para a humanidade

b-) Quais foram as condições para o surgimento da escrita?

c-) Relate a evolução e as características da escrita (desde a cuneiforme, hieróglifos, escrita fonética, etc.)

d-) Como surge o alfabeto e como se deu sua evolução até a invenção do latim pela civilização romana?

e-) Comente sobre os vários meios encontrados para registro da escrita: da argila ao papel.





Exercício 2
____________________________________________________________________________________



1. A cultura manuscrita foi impulsionada pela invenção do papiro e do pergaminho, suportes para a escrita bem mais leve que as placas de argila, que facilitaram a troca de informação e o início da difusão do conhecimento. Desta cultura, surgiram, a partir do Século XV as gazetas manuscritas. Defina a gazeta manuscrita e cite suas principais características.

2. A xilografia é a técnica de impressão na qual utiliza-se placas de madeira como matriz. Esta técnica possibilita a reprodução de imagens e textos sobre o papel ou outro suporte adequado, por exemplo, o pergaminho. Durante séculos, a xilografia esteve diretamente vinculada à impressão de textos religiosos e imagens sacras. No Século XV ganhou independência e tornou um ramo das artes plásticas. Relate quais os avanços que está técnica de impressão e os livros xilográficos trouxeram para a sociedade. Defina também quais as limitações da xilografia.

3. Gutenberg inventou a prensa tipográfica adaptando uma prensa que servia para produzir vinhos. Assim, conseguiu unir o papel, a tinta e o tipo móvel em um processo mecânico que possibilitou a produção de cópias com rapidez. Explique o que a invenção de Gutenberg significou para a história e fale sobre a impressão da Bíblia de 42 linhas.


4. A invenção da tipografia impulsionou a criação do que hoje conhecemos como mídia impressa. As chamadas relações foram o embrião do jornal impresso. Defina o que eram as relações e como elas se tornaram jornais periódicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário